A 79ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro, está se aproximando, e as primeiras atividades começam a ser realizadas neste final de semana.
Antes da tradicional procissão, no dia 6, às 8h30min, que deve reunir milhares de fiéis de Nossa Senhora Medianeira, a padroeira do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, terá início o 1º Simpósio da Mariologia, que ocorre até domingo no Salão de Atos da Universidade Franciscana (UFN). As inscrições para o evento terminaram ainda na quinta-feira.
Para o simpósio, é esperada a presença de autoridades nacionais e mundiais para falar de Maria. A Virgem Maria dá o nome ao seminário, e sua trajetória é de se admirar, conforme Liliane Mello Duarte, integrante da equipe organizadora da romaria.
– Maria é a personalidade mais desafiadora depois de Cristo. Ela possui pouquíssimas falas e menções na Bíblia e, mesmo assim, tem devotos tão fiéis. Em Santa Maria, são várias as igrejas que levam o nome dela, inclusive o próprio município.
Liliane conta um pouco do que Maria fez durante a vida, como educar Jesus Cristo e ter mantido os apóstolos juntos. Essas são algumas das razões que fazem a romaria deste ano levar o tema de “Medianeira da graça: educadora da paz” Diante deste tema, a divulgação do evento diz que todos vão “rezar por uma educação humanista e integral e suplicar a paz para o Brasil e o mundo’’.
Na sexta-feira, o primeiro dia de simpósio contou com a participação da conferencista Élida Debastiani, mestra em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Ela teve como tema de sua fala “Eis a Serva do Senhor: A Virgem Maria na Sagrada Escritura”.
Para este sábado e domingo, são esperados mais seis conferencistas, e um deles será ministrado por Vinícius da Silva Paiva, integrante da Academia Marial de Aparecida, mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). O tema escolhido por ele é “Mãe de Deus e nossa: Maria na Lumen Gentium (luz dos povos)”.
– Temos o documento mais importante da Igreja Católica no século 20 que é o Lumem Gentium, que faz parte do Concílio Vaticano II. E nele, o oitavo capítulo é dedicado exclusivamente a Maria. Vamos tratar de Maria também em relação às outras religiões e sua relação com a fé – afirma Vinícius.
Ele avalia que o simpósio foi muito bem montado por trazer diferentes aspectos, mas com foco na condição de Maria como medianeira, ou seja, que faz a mediação entre homens e seu filho, Jesus Cristo:
– O simpósio de Santa Maria vai ser uma referência para o Estado. Serão sete conferências com temas que são conectados a Medianeira.
Ainda segundo Liliane, são esperados milhares de fiéis que irão à romaria para fazer pedidos e também agradecer.
Programação
Sexta-feira
Tema – Eis a Serva do Senhor: A Virgem Maria na Sagrada EscrituraConferencista – Ms. Ir. Élida Debastiani, mestra em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de RomaHorário – 2oh
Sábado
Tema – Ave, Filha do Teu Filho: Santa Maria na perspectiva da PatrísticaConferencista – Dra. Ir. Maria Freire da Silva, Doutora em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália.Horário – 8h50min
Tema – Mãe de Deus e nossa: Maria na Lumen GentiumConferencista – Ms. Vinícius da Silva Paiva, integrante da Academia Marial de Aparecida, mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)Horário – 11h
Tema – Rogai por Nós! Maria na piedade popularConferencista – Ms. Pe. José Ulysses da Silva, CSsR, diretor da Academia Marial de Aparecida, Mestre em Teologia Litúrgica pelo Pontifício Ateneu Anselmianum, em Roma.Horário – 14h15min
Tema – Sob O Olhar da Guadalupe – Maria na América LatinaConferencista – Dr. Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade San Tommaso (PUST), Itália e Membro da Comissão Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)Horário – 16h15min
Tema – A Compadecida: Análise da presença de Maria no Auto da Compadecida, de Ariano SuassunaConferencista – Dr. Renato Ferreira Machado, da Faculdade Dom Bosco, Doutor em Teologia pela Faculdade ESTHorário – 20h
Domingo
Tema – Medianeira da Graça – Mariologia e SinodalidadeConferencista – Ms. Pe. Enio José Rigo, padre na Arquidiocese de Santa Maria, Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)Horário – 8h50min
Novidades para esta romaria
Este ano será a primeira vez em que a romaria será realizada em dois dias, mas a procissão continua sendo realizada no domingo e marca a retomada presencial, depois de ocorrer em formato remoto e híbrido em 2020 e 2021, respectivamente. Também são novidades as aldeias temáticas no Parque da Medianeira, que receberão música e apresentações artísticas de grupos de dança, coral e percussão, além de escolas e CTGs da cidade. E, no sábado, está programada uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria no altar-monumento do Santuário para apresentar o Concerto para Maria.
Com programação ainda pela madrugada de sábado para domingo, haverá saudação à Virgem Medianeira, via-sacra, adoração e bênção, terço e santa missa da alvorada.