Simpósio dá inicio às preparações para 79ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria

Gabriel Marques

Simpósio dá inicio às preparações para 79ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria

A 79ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro, está se aproximando, e as primeiras atividades começam a ser realizadas neste final de semana.

Antes da tradicional procissão, no dia 6, às 8h30min, que deve reunir milhares de fiéis de Nossa Senhora Medianeira, a padroeira do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, terá início o 1º Simpósio da Mariologia, que ocorre até domingo no Salão de Atos da Universidade Franciscana (UFN). As inscrições para o evento terminaram ainda na quinta-feira.

Para o simpósio, é esperada a presença de autoridades nacionais e mundiais para falar de Maria. A Virgem Maria dá o nome ao seminário, e sua trajetória é de se admirar, conforme Liliane Mello Duarte, integrante da equipe organizadora da romaria.

– Maria é a personalidade mais desafiadora depois de Cristo. Ela possui pouquíssimas falas e menções na Bíblia e, mesmo assim, tem devotos tão fiéis. Em Santa Maria, são várias as igrejas que levam o nome dela, inclusive o próprio município.

Liliane conta um pouco do que Maria fez durante a vida, como educar Jesus Cristo e ter mantido os apóstolos juntos. Essas são algumas das razões que fazem a romaria deste ano levar o tema de “Medianeira da graça: educadora da paz” Diante deste tema, a divulgação do evento diz que todos vão “rezar por uma educação humanista e integral e suplicar a paz para o Brasil e o mundo’’.

Na sexta-feira, o primeiro dia de simpósio contou com a participação da conferencista Élida Debastiani, mestra em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Ela teve como tema de sua fala “Eis a Serva do Senhor: A Virgem Maria na Sagrada Escritura”.

Para este sábado e domingo, são esperados mais seis conferencistas, e um deles será ministrado por Vinícius da Silva Paiva, integrante da Academia Marial de Aparecida, mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). O tema escolhido por ele é “Mãe de Deus e nossa: Maria na Lumen Gentium (luz dos povos)”.

– Temos o documento mais importante da Igreja Católica no século 20 que é o Lumem Gentium, que faz parte do Concílio Vaticano II. E nele, o oitavo capítulo é dedicado exclusivamente a Maria. Vamos tratar de Maria também em relação às outras religiões e sua relação com a fé – afirma Vinícius.

Ele avalia que o simpósio foi muito bem montado por trazer diferentes aspectos, mas com foco na condição de Maria como medianeira, ou seja, que faz a mediação entre homens e seu filho, Jesus Cristo:

– O simpósio de Santa Maria vai ser uma referência para o Estado. Serão sete conferências com temas que são conectados a Medianeira.

Ainda segundo Liliane, são esperados milhares de fiéis que irão à romaria para fazer pedidos e também agradecer.

Programação

Sexta-feira

Tema – Eis a Serva do Senhor: A Virgem Maria na Sagrada EscrituraConferencista – Ms. Ir. Élida Debastiani, mestra em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de RomaHorário – 2oh

Sábado

Tema – Ave, Filha do Teu Filho: Santa Maria na perspectiva da PatrísticaConferencista – Dra. Ir. Maria Freire da Silva, Doutora em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália.Horário – 8h50min

Tema – Mãe de Deus e nossa: Maria na Lumen GentiumConferencista – Ms. Vinícius da Silva Paiva, integrante da Academia Marial de Aparecida, mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)Horário – 11h

Tema – Rogai por Nós! Maria na piedade popularConferencista – Ms. Pe. José Ulysses da Silva, CSsR, diretor da Academia Marial de Aparecida, Mestre em Teologia Litúrgica pelo Pontifício Ateneu Anselmianum, em Roma.Horário – 14h15min

Tema – Sob O Olhar da Guadalupe – Maria na América LatinaConferencista – Dr. Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade San Tommaso (PUST), Itália e Membro da Comissão Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)Horário – 16h15min

Tema – A Compadecida: Análise da presença de Maria no Auto da Compadecida, de Ariano SuassunaConferencista – Dr. Renato Ferreira Machado, da Faculdade Dom Bosco, Doutor em Teologia pela Faculdade ESTHorário – 20h

Domingo

Tema – Medianeira da Graça – Mariologia e SinodalidadeConferencista – Ms. Pe. Enio José Rigo, padre na Arquidiocese de Santa Maria, Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)Horário – 8h50min

Novidades para esta romaria

Este ano será a primeira vez em que a romaria será realizada em dois dias, mas a procissão continua sendo realizada no domingo e marca a retomada presencial, depois de ocorrer em formato remoto e híbrido em 2020 e 2021, respectivamente. Também são novidades as aldeias temáticas no Parque da Medianeira, que receberão música e apresentações artísticas de grupos de dança, coral e percussão, além de escolas e CTGs da cidade. E, no sábado, está programada uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria no altar-monumento do Santuário para apresentar o Concerto para Maria.

Com programação ainda pela madrugada de sábado para domingo, haverá saudação à Virgem Medianeira, via-sacra, adoração e bênção, terço e santa missa da alvorada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a agenda de vacinação para os próximos dias em Santa Maria Anterior

Confira a agenda de vacinação para os próximos dias em Santa Maria

Visita da Unesco para avaliar Geoparque Quarta Colônia começa nos próximos dias Próximo

Visita da Unesco para avaliar Geoparque Quarta Colônia começa nos próximos dias

Geral